Ação integrada envolvendo a empresa e a operadora para a promoção da saúde populacional. Estudo de caso.

Estudo de caso

Authors

  • ALBERTO OGATA FUNDACAO GETULIO VARGAS
  • Leonardo Piovesan Mendonça HOSPITAL ALEMAO OSWALDO CRUZ
  • Ana Maria Malik Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de São Paulo

Keywords:

saúde suplementar, programa de saúde ocupacional, Indicadores de Qualidade de Vida

Abstract

Os programas e atividades em saúde e bem-estar nas empresas são relativamente populares e são criados por vários motivos, como controlar o aumento dos custos do plano de saúde,  buscar a melhoria do clima organizacional,  reter  talentos e/ou  estimular a adoção de estilos de vida saudáveis pelos trabalhadores. No entanto, frequentemente, estes programas se resumem a ações fragmentadas, sem mensuração adequada de resultados e com baixa adesão dos trabalhadores.

O presente case se refere a um hospital privado de grande porte que, a partir de decisões estratégicas da liderança, passou a avaliar o estado de saúde dos trabalhadores, criou programas alinhados com as necessidades e interesses dos participantes e estabeleceu parceria com a operadora de saúde.

O programa foi acompanhado por meio da mensuração de indicadores de processo, de produtividade e de sinistralidade junto à operadora. Os resultados observados justificam o investimento em um programa integrado, com adoção de modelos lógicos de gestão em saúde populacional e do monitoramento dos indicadores de bem-estar, produtividade e custos assistenciais.

Published

2023-09-05