ÁREAS VERDES URBANAS COMO ESPAÇOS PROMOTORES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A QUALIDADE DE VIDA

Autores

Palavras-chave:

Espaços públicos, Áreas urbanas, Qualidade de vida

Resumo

A relação homem-natureza é notada a partir da ação antrópica que realiza modificações no meio em que vive. Ao contrário das outras espécies, o ser humano não consegue fazer uso de forma responsável e consciente dos recursos naturais, utilizando-os para satisfazer seu conforto e desejo, e isto ocasionou na transformação de diferentes paisagens, pois muitos recursos têm sido utilizados de forma predatória. Esta predação pode ser percebida também em sítios urbanos, pois o crescimento desordenado das cidades acarreta na falta da manutenção do verde urbano que pode ser pouco percebido nas áreas habitadas. No âmbito acadêmico, existem diversas pesquisas, de distintas áreas, cujo foco é demonstrar a urgente necessidade da existência de polígonos verdes em áreas urbanizadas e habitadas com intuito da promoção da saúde física e mental, bem como o fomento da educação ambiental através do contato com áreas arborizadas. O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre estudos relacionados para as áreas verdes, levando em conta a promoção da saúde através de pesquisas realizadas entre os anos 2000 e 2021, cujo intuito é de identificar os benefícios oferecidos pelos espaços arborizados, interferindo beneficamente na saúde humana dentro do âmbito urbano. Foi realizado um levantamento bibliográfico com o propósito de reunir uma vasta quantidade de referências sobre o tema deste trabalho, tendo como base artigos científicos disponibilizados no Google Acadêmico que englobaram estudos referentes à temática ambiental no Brasil, focando em áreas verdes urbanas e saúde populacional, a partir das palavras-chave "saúde e áreas verdes", “áreas verdes urbanas e bem-estar" e "saúde mental e parques urbanos" presentes em qualquer parte do texto (título, resumo, etc.). A partir da organização e tabulação das informações dos 44 artigos encontrados, 20 artigos foram selecionados e discutiu-se os principais pontos sobre as áreas verdes e suas influências na saúde física e mental e na educação ambiental, além da percepção dos polígonos verdes para o incentivo na promoção da qualidade de vida aos moradores das cidades. Por tanto, a existência de áreas verdes em espaços urbanos consegue promover uma série de benesses para a vida, não se restringindo ao lazer ou, até mesmo na função estética e arquitetônica, pois é possível perceber a função de bem-estar, cultura, socialização e diminuição do estresse para as pessoas que visitam os locais arborizados Com isto, a presente pesquisa pretende apresentar os proventos que a manutenção da arborização e o cultivo de espécies da flora em parques, bosques, unidades de conservação, fragmentos florestais, praças, jardins e outras áreas afeta positivamente na vida, além de promover a biodiversidade em áreas urbanas.

Biografia do Autor

Tiago Ferraz Costa, UNIVASF

Atualmente estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2020). Possui especialidade em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2023). É especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Universidade Candido Mendes (2015). Graduado no curso de licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Possui Curso Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho (2008) e ainda possui Curso Técnico em Informática pela ALFATEC (2007). Membro do Grupo de Estudos Um pensamento emergente das práticas educativas como humanização e lugar de produção da diferença (UESB) e Membro do Grupo de Estudos sobre a Circulação de Ideias Pedagógicas no Pensamento Pedagógico Brasileiro Recente (CIPED) UESB/CNPq.

Mauricio de Oliveira Silva, Univasf

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNIVASF), Mestre em Ciências Ambientais (UESB), Pós-graduação em Ensino de Ciências Ciência é 10! (IFBA), Ecoturismo (Faculdade Serra Geral), Serviço Social e Saúde Coletiva (Faculdade Estratego), Educação e Direitos Humanos (Alfa América), Licenciado em Artes Visuais (ETEP), Licenciando em Teatro (UFBA), Licenciado em Ciências Biológicas (UESB), Técnico em Administração (CETEP-VCA), Técnico em Segurança do Trabalho (Múndi Cursos Técnicos), professor, escritor, poeta e entusiasta das artes. Redes sociais: @umsilva e @lourinhaesua 

Vivianni Marques Leite dos Santos, UNIVASF

Professora Titular na UNIVASF. Graduação em Engenharia Química (1997), mestrado em Engenharia Química (2000), na área de Processos Químicos Industriais, e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Vice Diretora América do Sul (Rede de Educação Global). Diretora Institucional de Inovação Tecnológica de abril de 2016 a 11 de setembro de 2020. Coordenadora da Regional FORTEC-NE 2019-2020. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação no ponto focal UNIVASF (junho 2018- abril 2021). Coordenadora no Programa em Exercício no Pós-Graduação em nível de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial em outubro de 2022, Vice- Coordenadora em maio de 2023 e Coordenadora de junho a outubro de 2023. Experiência e formação complementar em Propriedade Intelectual no Japão. Presidente das Comissões Avaliadoras de Pedidos de Patente e de Pedidos de Registros de Programa de Computador sob titularidade da UNIVASF (2018-2022). Docente efetiva do Mestrado Profissional em Gestão Pública no ano de 2017. Editora chefe da Revista Indicação Geográfica e Inovação (INGI) e Editora de seção na Revista Cadernos de Prospecção no período de novembro de 2021 a janeiro de 2024. Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UNIVASF de 2012 a 2017. Coordenadora do Colegiado Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção no biênio 11/2009-10/2011 e da CPA/UNIVASF no período de 11/2011 a 03/2016. Líder do grupo de pesquisa: "Propriedade Intelectual e Inovação em Processos, Produtos e Serviços, desde 2009". Experiência nas áreas: Gestão Ambiental, Gestão da Inovação, Agroenergia, Reciclagem, Impactos Ambientais e Modelagem Molecular. Também experiência como docente pesquisadora, orientadora e coordenadora em cursos na modalidade EaD.

Xirley Pereira Nune, UNIVASF

Possui Graduação em Farmácia - Habilitação I pela Universidade Federal da Paraíba (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (Área: FARMACOQUÌMICA) pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF em Petrolina - PE, lotada no colegiado de Ciências Farmacêuticas. Na graduação ministra as disciplinas de Farmacognosia, Fitoterapia, Tópicos Especiais em Produtos Naturais, Núcleo Temático. Na pós-graduação as disciplinas de: Metabólitos Secundários do Semiárido; Políticas Públicas e Práticas de Saúde; Plantas no Tratamento da Saúde e do Ambiente. Atuou como professora formadora em alguns cursos EAD/UNIVASF. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais do Semiárido (Biociências) (nível mestrado) no período de 2015-2017. Foi professora efetiva e colaborador no programa RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia), nível doutorado no período entre 2014-2022. Atualmente é professora colaboradora no programa de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - UNIVASF, nível doutorado e efetiva no Programa de Biociências (nível mestrado) também na UNIVASF. Atualmente compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Farmácia. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoquímica, Produtos Naturais, Metabólitos Secundários de Plantas do Nordeste Brasileiro. Em Fitoterapia atua nas áreas de Etnofarmacologia, Saúde Pública, Farmácia Viva. Na área de extensão já participou do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)-UNIVASF coordenando projetos de Farmácia Viva Popular (2016) e participou do Projeto Pró-Saúde / Pet-Saúde / Redes (2016-2017). Está entre os 5 pesquisadores da UNIVASF citados no Latin America Top 10.000 Scientists pelo AD Scientific Index 2021, Latin America Top 50.000 Scientists, AD Scientific Index 2021 e no Latin America Top 10.000 Scientists pelo AD Scientific Index 2023. Participou da elaboração da monografia vegetal de Eucalyptus globulus requerida pela ANVISA, no PROJETO FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE. Atualmente participa da elaboração da monografia vegetal de Lamium flexuosum. Exerce atualmente a vice-coordenação do curso de Farmácia da UNIVASF, biênio 2023-2025

José Hermógenes Moura da Costa, UNIVASF

Antropólogo - Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Pernambuco. É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotado no Colegiado de Ciências Sociais. Docente permanente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO/UNIVASF. Coordenador Pedagógico da Licenciatura em Ciências Sociais do PRONERA/UNIVASF. Professor Colaborador do Mestrado em Extensão Rural da UNIVASF.. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), Doutorado profissional Interdiscipluiar. Tem experiência nas áreas da Antropologia Clássica, Antropologia da Saúde, Antropologia do desvio, atuando principalmente nos seguintes temas: socioantropologia do consumo de substâncias psicoativas; identidade social do usuário de drogas"; Política de drogas e intersecções entre raça, classe e gênero; sexualidade e saúde; significados e práticas sociais nos processos saúde/doença. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o uso de Substâncias Psicoativas - LAPIS/UNIVASF. É credenciado à Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Participa de projetos de extensão nas áreas: Redução/Prevenção de Danos para o uso e abuso de substâncias psicoativas; formação de profissionais de saúde, educação e assistência social para a atenção integral aos usuários de substâncias psicoativas na perspectiva da Redução de Danos; prevenção e redução de danos para o uso e abuso de drogas entre escolares; Educação antirracista e Políticas Afirmativas; Pedagogia da Alternância e Educação do Campo. Desenvolve laudos e consultorias em pesquisas junto a territórios/comunidades tradicionais - quilombolas; indígenas e ribeirinhos; além de levantamentos de opinião e pesquisa social.

Adelson Dias de Oliveira, UNIVASF

Doutorado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia (2019). Mestrado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia (2013). Especialização em Educação, Cultura e Contextualidade - Universidade do Estado da Bahia (2010). Graduação em Pedagogia - Licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Exerceu a função de Pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (Jan/2021 - Jan/2023). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Juazeiro, Colegiado de Ciências Sociais. Atuou como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável - PPGADT/UNIVASF, nível Doutorado profissional em Associação com a UNEB e UFRPE e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Sociologia em rede Nacional - PROFSOCIO (Associada Univasf). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino Médio - NARRATIVIDADES/UNIVASF. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO/UNEB. É Sócio da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e Avaliador Ad hoc do Grupo de Trabalho Ensino Fundamental da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Tem experiência na área de Educação, currículo e docência, com ênfase em Educação popular, formação de educadores, educação contextualizada e do campo, ruralidades. É pesquisador de temáticas juvenis do e no campo: Juventudes; Identidades juvenis; Culturas juvenis; Formação de jovens no campo. Desenvolve pesquisas com abordagem epistemológica do campo da (auto)biografia e atualmente insere-se no campo das pesquisas que se utilizam da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas como perspectiva epistemológica e metodológica no universo da pesquisa-formação-ação.

Publicado

2024-09-20